Casa de Infância de São Vicente

A Casa de São Vicente situa-se num dos mais antigos bairros de Lisboa, Bairro da Graça, na freguesia de S. Vicente, abriu a 31 de Julho de 1878.

Conhecido pelo nome árabe de "Almafala" este local viria a desenvolver-se urbanisticamente à sombra da Igreja e Convento da Graça, tendo em 1305 recebido a designação de Graça. A atual Rua Voz do Operário foi anteriormente chamada Travessa das Bruxas.

Por um longo período a Casa de São Vicente foi frequentada apenas por crianças em idade escolar para vir depois a albergar as Respostas Sociais de Creche, Jardim de Infância e A.T.L.

Em 1994 foi a 1ª Casa da Fundação D. Pedro IV a abrir com uma sala de Berçário para crianças a partir dos 3 meses. Perdeu entretanto a valência de A.T.L.. Conta atualmente com cerca de 130 crianças.

Respostas Sociais

• Berçário - dos 4 à aquisição de marcha
  • Creche - da aquisição de marcha aos 36 meses
  • Jardim de Infância - dos 3 aos 5 anos