Mansão de Santa Maria de Marvila

A Mansão de Santa Maria de Marvila funciona num edifício cuja construção remonta ao século XVII.

Por iniciativa da Madre Brígida de Santo António, e com as diligências efectuadas junto da Santa Sé, é edificado o Mosteiro de Marvila que toma o nome de Convento de Nossa Senhora da Conceição de Marvila, da Ordem de Santa Brígida, em 18 de Março de 1660.

No terramoto de 1755 o convento ficou muito danificado tendo sido reconstruído posteriormente para, em 1875, passar a funcionar nestas instalações o Asilo de D. Luís I.

A 1 de Janeiro de 1973 assumiu a designação de Mansão de Santa Maria de Marvila, com autonomia administrativa e patrimonial.

Mais tarde, a 1 de Março de 1993, é integrada orgânica e funcionalmente no Centro Regional de Segurança Social de Lisboa, posteriormente Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Lisboa - Instituto de Solidariedade e Segurança Social (ISSS).

Em 2 de Setembro de 2004, foi celebrado o acordo de gestão entre o ISSS e a Fundação D. Pedro IV, com efeitos a partir de 1 de Outubro de 2004.

Recursos Humanos

A Mansão de Santa Maria de Marvila possui uma equipa multidisciplinar compreendendo pessoal da área clínica, de reabilitação e apoio psicossocial, para além de pessoal auxiliar nas mais diversas tarefas integrando na totalidade cerca de 85 profissionais.

Recursos Físicos

Presentemente, os recursos físicos em utilização compreendem as seguintes áreas:

• Unidades de Dependentes
  • Unidades de Autónomos
  • Refeitório
  • Instalações sanitárias
  • Ginásio de fisioterapia
  • Sala de animação sociocultural
  • Gabinetes de trabalho
  • Gabinetes de enfermagem
  • Salas de estar e lazer
  • Cozinha e áreas conexas