Projecto Voluntariado D. Pedro IV - Quer ser voluntário?

(…) Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. (…)
Ricardo Reis

O Projecto de Voluntariado, D. Pedro IV, surgiu em 2007 com a necessidade de dar resposta e continuidade às actividades promotoras do Bem-Estar e Qualidade de Vida dos utentes e funcionários da nossa Instituição. Observando o alargamento das problemáticas com que trabalhamos (Crianças e Idosos) sentiu-se necessidade de criar um leque variado de respostas às suas necessidades. O sucesso do Projecto, D. Pedro IV depende do grau de motivação e mobilização dos voluntários envolvidos, no entanto também está directamente relacionado com a satisfação das necessidades reais dos serviços e utentes. Sendo jovem ou adulto, através da dedicação do seu tempo a diversas formas de actividades, o voluntário vai sem duvida mudar um pouco da história de vida das pessoas a quem presta voluntariado. Investir no Projecto D. Pedro IV, assenta no princípio de que todas as pessoas têm capacidades ou potencial para desenvolverem actividades, pelo que é necessário aprender com elas, respeitar as suas decisões e motivar a sua participação em todo o processo de intervenção. Só com os próprios se operam mudanças.

( art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)

É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas. Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

Objectivos do Projecto:

• Sensibilizar para a temática da pessoa idosa, aprendendo a lidar com as suas principais características
  • Partilhar vivências e promover a solidariedade
  • Reconhecer a importância da pessoa idosa na nossa sociedade, pela experiência e conhecimento adquiridos ao longo da vida
  • Estimular as competências sociais e pessoais
  • Contribuir para a autonomia do idoso
  • Melhorar a qualidade de vida dos idosos
  • Melhorar a assistência a pessoas dependentes e sujeitas a isolamento social
  • Estimular relações afectivas e apoiar pessoas isoladas
  • Combater a solidão
  • Facilitar o acesso a infra-estruturas básicas: religiosas e de lazer, festivas, etc
  • Facilitar o relacionamento comunitário e com pessoas de referência
  • Contribuir para a estabilidade emocional e de segurança
  • Proporcionar momentos de lazer/ocupação

Actividades do Projecto:

• Companhia / diálogo
  • Leitura de jornais e revistas
  • Escrever cartas
  • Dinamização de jogos (cartas, dominó, damas, etc.)
  • Acompanhamento dos idosos em passeios, nas idas à Igreja, a consultas médicas, a pequenas compras
  • Apoio em diferentes actividades lúdicas (ginástica para idosos, ateliers de trabalhos manuais, actividades lúdico ocupacionais)
  • Apoiar na hora das refeições
  • Apoio a eventos organizados pela Instituição (passeios, comemoração de datas festivas, convívios, etc.)

Quer Ser Voluntário?

Inscreva-se aqui