Gostaríamos de vos dar a conhecer a Associação São Francisco de Assis – Cascais

Em Agosto de 1997 a Câmara Municipal de Cascais, a então Junta de Turismo da Costa do Estoril e as Juntas de Freguesia do Concelho de Cascais, uniram esforços no sentido da criação de uma entidade de direito privado, com o objetivo de proteger os animais de companhia, abandonados ou perdidos, no seu território.
Nasceu assim à data, a Fundação São Francisco de Assis, mais tarde (em 2013) transformada em Fundação Pública, por força das alterações legislativas introduzidas.
Por decisão do seu Conselho de Curadores, foi proposta aos Órgãos do Município de Cascais (Câmara e Assembleia Municipal) a transformação da Fundação em Associação de direito privado, sem fins lucrativos.
Uma alteração com a convicção de que quanto mais abrirmos a nossa instituição à participação da sociedade civil, quanto mais apostarmos na criação de redes e no fomento da participação dos cidadãos, mais bem-sucedida será a nossa missão. Somos por isso agora, a Associação São Francisco de Assis – Cascais.

Atividade:
Iniciada em 2001 com a construção das atuais instalações, com uma capacidade para aproximadamente 120 canídeos e 60 felídeos, num espaço amplo situado no Zambujeiro, Alcabideche.
Já foram resgatados da rua e do Canil Municipal até agora, cerca de 4.550 animais, que colocámos em adoção e cuja taxa de sucesso é superior a 90% o que revela bem da capacidade de promoção da adoção responsável.
Todos os animais que são entregues à Associação são observados pelo Corpo Clínico, sujeitos a um período de quarentena, tratados e depois de estarem fisicamente aptos, esterilizados, vacinados, chipados e colocados no sistema de adoção, através de uma ampla divulgação.
Com o objetivo de apoiar a nossa atividade, investimos na criação de uma Clínica Veterinária, destinada exclusivamente aos animais aqui residentes e a todos os que aqui são adotados.
Do ponto de vista comercial, e tendo presente a necessidade de acautelar a maior sustentabilidade financeira possível, a Associação dispõe de um Pet Crematorium (um equipamento que permite garantir a máxima dignidade aos animais até ao último momento) e de um ponto de comercialização de rações animais, onde é possível adquirir produtos de qualidade a preços altamente competitivos.
No ano de 2011, lançámos em colaboração com diversas Associações Zoófilas do Concelho, Médicos Veterinários e com a Câmara Municipal de Cascais, uma Campanha de Esterilização de Animais Errantes, que tem contribuído para a diminuição deste fenómeno e para a prevenção de zoonoses.
A SFA – Cascais é visitada anualmente por cerca de 5.000 pessoas.

Site da Associação: http://www.sfacascais.pt/

A grande novidade de hoje:
Estiveram na escola a Bárbara e a Gin!
A Bárbara da Associação São Francisco de Assis de Cascais trouxe a amiga Gin para nos conhecer e para nos informar do que a Associação faz.
Foi bom perceber que alguém recolhe animais abandonados, que os protege e os trata com carinho e amor.
À data entre cães e gatos, têm 530 animais.
A Gin estava bem disposta mas acabou por adormecer de cansaço.
A Bárbara pediu-nos ajuda. Partilhamos as necessidades:
• Mantas;
• Comida seca ou húmida para cães ou gatos;
• Brinquedos;
• Trelas, coleiras, ….
A Bárbara convidou-nos a ir visitar o abrigo com os pais.
Deixamos a sugestão de passarem uma tarde de fim de semana na Associação e quem sabe … passear com um cão, apadrinhar um animal ou adotar um deles!

A Casa de Infância agradece a vossa colaboração para a Associação São Francisco de Assis de Cascais.