História

A Fundação D. Pedro IV é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada a 25 de Março de 1834 pelo Rei D. Pedro IV.

Inicialmente designada por Sociedade Promotora das Escolas Gratuitas de Primeira Infância e mais tarde por S.C.A.I.D. - Sociedade das Casas de Asilo da Infância Desvalida – tinha por objetivo “proteger, educar e instruir as crianças pobres de ambos os sexos, desde que deixavam a alimentação láctea maternal até aos 7 anos, permitindo, portanto, aos seus pais, poderem entregar-se livremente às suas ocupações diárias, indispensáveis para ganharem os meios pecuniários com que tinham de fazer face às despesas a que os obrigavam as suas necessidades quotidianas, convictos de que os seus filhos ficavam ao abrigo de uma Instituição que substituía, vantajosamente, os seus cuidados".

Com a alteração do sistema educativo português a instituição deixou de prestar ensino primário.

Em 1982 altera a sua designação para S.C.A.I.L. - Sociedade das Casas de Apoio à Infância de Lisboa, incluindo no seu objetivo social o “desenvolvimento integral da criança numa ação conjunta da família, da escola, da comunidade e do Estado”.

A 23 de Outubro de 1992, a Instituição adopta uma nova forma jurídica, como Fundação, para dar início a um período de expansão na ação social.

No ano de 1997 inicia o primeiro projeto vocacionado para a área da habitação social com o início da construção de um empreendimento de 173 habitações em Mira-Sintra. Fica a gerir 21 destas habitações para realojamento social, vende 91 à Câmara Municipal de Sintra e as restantes 61 à população em regime de custos controlados.

Em 2004 expande a sua atividade na ação social assumindo a gestão da Mansão de Santa Maria de Marvila, um dos maiores equipamentos da Segurança Social em Lisboa. Deixa de prestar serviços exclusivamente relacionados com a infância e a habitação social.