Get the Flash Player to see this player.

Infância
Os serviços prestados na área da infância remontam às próprias origens da Fundação D. Pedro IV em 1834 altura em que o Rei D. Pedro IV criou uma instituição para apoio às famílias, em particular no acolhimento temporário das crianças, numa altura em que passou a ser frequente as mulheres terem atividades profissionais com horários incompatíveis com a atenção permanente exigida pelos filhos.

Desde então um longo caminho foi percorrido nesta área fazendo da Fundação D. Pedro IV um marco no apoio prestado na área social e educativa a famílias de todos os setores sócio-económicos.

A Fundação D. Pedro IV tem um Projeto Educativo em que se encontram explícitos valores e intenções educativas. Pretende-se que funcione como um canal de comunicação entre os vários parceiros educativos, como difusor de informação, de forma a apresentar claramente a escola que a Fundação é e que quer ser.

Para que todos os intervenientes tenham oportunidade de interagir e construir um futuro numa comunidade global.

Na sua ação educativa, a Fundação propõe-se assegurar:

• O desenvolvimento global, normal e harmonioso através de um estímulo de funções adequado e simultâneo ao desenvolvimento da criança, num clima de segurança afetiva e física.
  • Um despertar da criança para um relacionamento social equilibrado, através da experiência de uma vivência em grupo;
  • Um apoio à aprendizagem escolar em atividades diversificadas;
  • Uma estreita colaboração com a família e a comunidade em ordem a um conhecimento mais profundo da criança e uma coerência educativa entre a escola e a família, através de reuniões periódicas e contactos individuais considerados indispensáveis.