Pós-Graduação em Gerontologia

PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA - 3 DE ABRIL DE 2015 – horário pós-laboral

ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE EGAS MONIZ – LISBOA, AUDITÓRIO D. PEDRO IV

O crescente envelhecimento da população portuguesa, o peso acrescido dos encargos financeiros com os apoios sociais e com os cuidados de saúde à população idosa, as restrições orçamentais na área da saúde, as elevadas expectativas criadas, em termos de saúde, baseadas nos progressos da medicina, traduzidos, em particular, na introdução de novas tecnologias e de novos medicamentos, com o consequente aumento dos custos dos cuidados de saúde, coloca a promoção da saúde e a prevenção da doença, como meios prioritários na contenção de custos com a prestação de cuidados de saúde à população idosa.

Sem abdicar dos princípios éticos subjacentes à atuação dos profissionais de saúde, a contenção de custos deve ser reconhecida como um dos objetivos a considerar embora em termos gerais e não específicos da população idosa. A única forma eticamente aceitável dessa contenção é a prestação de cuidados baseada na evidência científica da sua eficiência. Essa prática obriga a um conhecimento atualizado dos ganhos em eficiência com a introdução das novas tecnologias e dos novos medicamentos. Estes são problemas cujas soluções são prioritárias no nosso país, em particular na atual conjuntura.

O curso de pós-graduação em gerontologia tem como principais objetivos gerais:

•  Conhecer o envelhecimento humano nas suas características físicas, psíquicas e sociais como base duma abordagem multidisciplinar aos problemas da pessoa idosa;

• Conhecer as necessidades específicas da pessoa idosa, em termos de bem-estar físico, psíquico e social, e adquirir capacidade de intervenção na sua preservação e recuperação;

• Adquirir as competências complementares à formação básica de cada aluno necessárias à prestação dos cuidados de saúde à pessoa idosa nas vertentes da prevenção, tratamento e reabilitação.

• Conhecer os princípios do planeamento e gestão dos meios de apoio à pessoa idosa, o seu enquadramento ético e jurídico e as políticas definidas para a área da saúde e do apoio social.

Mais informaçõesdisponíveis aqui.

Contactos:

Serviços Académicos da Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Telefones: 21 294 6700 / 21 294 6807 / 21 294 6709 | Fax: 21 294 6733 / 21 294 6832
Homepage: www.egasmoniz.com.pt | E-mail: essem@egasmoniz.edu.pt

As aulas são realizadas no Auditório da Fundação D. Pedro IV, sito na Av. D. Carlos I 124J, em Lisboa. Sobre o Auditorio da Fundação D. Pedro IV