Get the Flash Player to see this player.

Arrendamento Social

Reconhecendo que a proximidade promove a mudança e que esta se constrói no coletivo, a Fundação D. Pedro IV, na gestão do património habitacional sob o regime de arrendamento social, assume não só a gestão do património, mas principalmente assume, conscientemente, a longo prazo, um desafio de mudança – a mudança de destino de todos os que se sentem forçados a viver num bairro social.

Conscientes que o espaço residencial, enquanto centro da vida social, constitui um importante referente identitário, reconhecendo que as imagens públicas negativas dos bairros sociais, tendencialmente, assimilam o bairro e os seus residentes a uma identidade negativa, constituem-se como objetivos estruturantes:

• A recuperação e requalificação do património edificado;
  • A promoção da mudança e da cidadania participativa através de projetos de desenvolvimento comunitário, consubstanciados numa metodologia de empowerment, fomentadores do reconhecimento e consciencialização da capacidade do indivíduo, grupos e comunidade como agente e não objeto de mudança.