A Mansão que a Fundação pretende

Foi hoje apresentado na Mansão o projecto de recuperação/remodelação da Mansão de Marvila, efectuada pelo seu autor, arquitecto José-Augusto Rodrigues, na presença da equipa técnica e de dois membros do Conselho de Administração.
É, sem dúvida, um projecto de grande fôlego, exigente pelas características dos edifícios, pelo estado de degradação a que chegou por falta de manutenção e conservação de muitas décadas e, ainda, pelo grau de exigência que tem de ser posto na criação de condições de vida dignas para os seus utilizadores, pessoas com grandes dependências.

A apresentação durou três horas e meia, tendo havido múltiplas intervenções dos presentes, com sugestões de melhoramentos, muitas delas aceites.
De referir que houve um longo trabalho prévio dos utilizadores dos edifícios com o autor do projecto, conhecedores que são das necessidades dos seus espaços, tendo tido hoje a última oportunidade de aferir o que desejam para as suas áreas de trabalho diário.
Nem tudo foi possível satisfazer,pelos condicionamentos da construção, mas foi produzido um trabalho colectivo que a todos dá seguramente satisfação pessoal e profissional.

Na qualidade do que nos foi apresentado há que realçar dois "objectos" arquitectónicos, pela sua força e inspiração - a Fonte de Santa Brígida e o Poliedro da Criação.
Em breve teremos fotografias destas peças tão especiais.

Ontem foi efectuada a apresentação do projecto no IGESPAR, entidade pública que vai emitir o parecer oficial necessário.
Depois, talvez dentro de um mês, será o tempo de apresentarmos esta nossa proposta à Segurança Social, como foi acordado há quase um ano.

Do nosso lado cumprimos.

Espera-nos um árduo caminho,mas, como todos sabem, gostamos de desafios exigentes.